Comidas que curam - Globo Repórter

O Globo Repórter do dia 06/07/2012 apresentou uma reportagem sobre a comida que cura. São novas e surpreendentes descobertas da ciência a respeito do poder dos alimentos.

Quer saber um pouco mais sobre os alimentos que curam? Então confira o artigo a seguir!

Comidas que combatem a depressão

Você já pode começar a pensar em abandonar a fluoxetina (princípio ativo do famoso Prozac). Isso porque, segundo pesquisas recentes, alimentos como banana, salmão, grão de bico e abacate podem ser poderosos remédios contra a depressão, capazes de deixar as pessoas mais felizes.


Banana contra depressão


Segundo um estudo elaborado nas Filipinas, comer duas ou três bananas por dia é um excelente remédio para superar a depressão, graças ao alto conteúdo do "tryptophan", um antidepressivo natural presente na fruta. A pesquisa assegura que os níveis de "tryptophan" nas bananas mantêm os níveis de serotonina no cérebro e melhoram o humor das pessoas.

Mas as virtudes da banana para a saúde não param por aí, por conta dos seus altos níveis de vitamina A, C, K e B6. A B6, especificamente, é essencial na dieta e sua ausência pode provocar insônia, fraqueza e irritabilidade. Por último vale frisar que a banana não produz colesterol nem causa obesidade, além de reduzir o risco de ataques cardíacos e contribuir para reforçar a massa muscular e a energia, especialmente nas crianças.


Salmão contra depressão


Já o salmão é eficaz especialmente no combate à depressão pós-parto, graças à alta concentração de ácidos graxos Ômega-3. É o que assegura uma recente pesquisa realizada na Ingalterra.


Benefícios do grão-de-bico à saúde


Quanto ao grão-de-bico, seu poder contra a depressão também se deve à alta concentração de tryptophan (triptofano).

E este é só um dos atributos do grão-de-bico. Sua casca, por exemplo, é rica em fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do intestino. A leguminosa também é reconhecida como boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas.


Abacate e depressão


O poder do abacate se deve à sua eficácia no combate à insônia. Isso porque a vitamina B3 contida na fruta equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem. Mas o consumo do abacate deve ser moderado: meio abacate pequeno, de três a quatro vezes por semana, já que a fruta é rica em gordura.



Comidas boas para o coração

Entre as comidas benéficas ao coração, é possível citar as nozes, castanhas e frutas secas, por conta do seu poder no combate ao colesterol ruim (LDL).


Nozes, combate ao colesterol


Segundo estudo recente realizado na Espanha, o consumo diário de 6 nozes permite que seus vasos sangüíneos fiquem mais relaxados e protegidos contra gorduras nocivas, reduzindo drasticamente os riscos de doenças cardiovasculares.

Para um combate ainda mais eficaz ao colesterol ruim, um médico da Unicamp elaborou o kit-colesterol, uma receita que leva nozes, castanhas (do Pará e de caju), pistache e frutas secas, e deve ser consumido entre as refeições (um kit de manha e outro à tarde). Para mais detalhes, confira esta matéria do Jornal Hoje.


Jabuticaba faz bem ao sangue


Outro alimento benéfico ao coração é a jabuticaba. Isso porque, devido a presença das antocianinas, o fruto tem uma potente ação antioxidante, ajudando a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Estudos recentes apontam que essas substâncias antioxidantes também auxiliam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.



Cardápio anti-TPM

O Globo Repórter também abordou o chamado cardápio anti T.P.M., recomendado por nutrólogos e cuja eficácia foi garantida pelos maridos das mulheres pesquisadas.

Tal cardápio é simples. Para combater os sintomas da TPM, a mulher deve:

consumir: água-de-coco, chás (excetoo preto e o mate), sucos naturais, alimentos ricos em magnésio (hortaliças e soja), fígado, nozes, carnes, cereais integrais, óleo de canola, azeite extravirgem, abacate, semente e óleo de linhaça.

evitar: alimentos industrializados, carboidratos refinados (principalmente o açúcar), frituras, café, chá preto e mate, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes (inclusive os diet e light).


•••

E as comidas que curam não são apenas essas.

O quiabo, por exemplo, é muito eficiente contra diabetes. (aprenda como fazer quiabo)

Já o sagrado arroz e feijão do brasileiro, de tão rico em nutrientes, faz bem até aos dentes! Os aminoácidos que um não tem o outro possui. A dupla é rica em proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. O feijão ainda contém lisina, um aminoácido essencial (aquele que o corpo não produz, mas é necessário ao organismo), que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos.

Para mais informações sobre os alimentos que curam, confira o site do Globo Repórter.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!