Chá de bugre emagrece?

O chá de bugre, também conhecido como porangaba, cafezinho, café-do-mato, chá-de-frade, louro-salgueiro e louro-mole, é uma planta medicinal de nome Cordia salicifolia, bastante comum em Minas Gerais e na região do sul Brasil.

Segundo a cultura popular, o chá de bugre emagrece, limpa o sangue e diminui o colesterol. Mas será que isso é verdade? Confira a seguir.


Chá de bugre emagrece mesmo?


Chá de bugre funciona?

Estudo recente de alunos de enfermagem da UFFS mostrou que, apesar da carência de evidências científicas que comprovem as propriedades medicinais da cordia salicifolia, foi possível observar que o chá é capaz de diminuir a concentração de líquidos corpóreos e eliminar toxinas, graças ao seu efeito diurético, e reduzir os níveis de colesterol. Desse modo, o chá de bugre não pode ser considerado como um produto emagrecedor que diminui a massa de gordura corporal, mas como um auxiliar no emagrecimento, já que ajuda a eliminar líquidos.

Também se alega que o chá de bugre ajuda a reduzir as gorduras localizadas e as celulites, além de combater mau hálito, tosse, reumatismo e gastrite, mas não há estudos que comprovem a promessa.


Chá de bugre - como tomar

O chá de bugre geralmente é consumido em forma de infusão (chá), fervendo-se folhas secas (duas colheres de chá) em um litro de água. Após a fervura, o chá deve ser coado e consumido quando já estiver morno. O ideal é que se tome no mínimo 2 xícaras por dia.


Chá de bugre - efeitos colaterais

Por conta do seu efeito diurético, o chá de bugre deve ser tomado com atenção especial à hidratação. Durante o consumo, beba bastante água para manter o corpo hidratado e o organismo em bom funcionamento. O chá também contém cafeína, não sendo recomendado para pessoas que sofrem de estresse, nervosismo e ansiedade.


Chá de bugre - onde comprar

O chá de bugre é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e até mesmo em supermercados, geralmente com o nome de chá de porangaba.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!