Ágar-ágar e o emagrecimento

Ágar-ágar é o novo fenômeno do sempre agitado mundo dos superalimentos que, entre outras coisas, prometem ajudar no emagrecimento. Mas o que é ágar ágar? Como consumir? Onde comprar? Quais os benefícios que ele traz à saúde? A resposta para essas e outras perguntas você confere no artigo a seguir.


Agar agar, emagrecer, vegan


O ágar-ágar, também conhecido como ágar ou agarose, é uma substância extraída de algas marinhas vermelhas, composto por fibras e sais minerais (como fósforo, ferro, potássio e iodo), entre outras coisas. Por conta da sua capacidade de expandir-se consideravelmente e absorver uma quantidade de água de até vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível e atóxico, o ágar-ágar passou a ser visto como um possível aliado no emagrecimento.

Além disso, por ser proveniente de algas marinhas, é bastante utilizado por vegetarianos, em substituição à gelatina comum de origem animal.


Emagrecer com ágar-ágar? Mas como?

A utilização do ágar-ágar no emagrecimento começou na Ásia, com a chamada dieta kanten. Por conta da sua capacidade de se transformar em uma gelatina (capacidade dez vezes maior que na gelatina de origem animal), e também por não ter gosto, cor ou cheiro, o ágar passou a ser utilizado como ingrediente curinga em diversas receitas. Ao se expandir, o ágar aumenta a sensação de saciedade e faz com a pessoa coma menos. Além disso, ainda conta em seu favor a quase ausência de calorias, carboidratos, açúcar ou gordura, nutrientes estes que ajudam no ganho de peso.

Além de absorver água, o ágar também é capaz de absorver a glicose ainda no estômago, inibindo a retenção e armazenamento de gordura em excesso. Ele também absorve a bile, auxiliando o organismo a dissolver mais colesterol.

Por fim, como já citado, o ágar-ágar é rico em fibras, propriedade que o torna uma grande aliado do bom funcionamento do sistema digestivo. Ocasionalmente, pode ser usado até mesmo como laxante.


Como consumir ágar-ágar

A utilização culinária do ágar-ágar é idêntica à da gelatina comum. Ou seja, basta fazer a substituição nas receitas que você já conhece, como mousses, pudins, doces de frutas e até receitas salgadas, como molhos mais encorpados. Já que o ágar se transforma em uma gelatina maior que a comum, também é necessário prestar atenção em algumas medidas:

• 12 g de gelatina em pó sem sabor ou 6 folhas de gelatina = 4 g de ágar em pó
• 1 folha de gelatina = 1 colher de chá de gelatina em pó = 1 colher (chá) de ágar-ágar em flocos = 1/3 colher (chá) de ágar-ágar em pó
• 1 colher (sopa) de ágar-ágar em flocos = 1 colher (chá) de ágar-ágar em pó


Também vale citar que as vantagens do ágar não ficam restritas aos benefícios à saúde. Além de não alterar o sabor dos alimentos, o ágar tem melhor custo-benefício, é mais consistente que a gelatina comum, não necessita ir à geladeira para solidificar-se, não derrete à temperatura ambiente e é livre de corantes e aditivos químicos.

A única precaução que se deve tomar é quanto ao consumo excessivo, pois, como já dissemos, o ágar-ágar é rico em fibras e também propriedades laxativas. Ou seja, risco de diarreia.

Por fim, o ágar-ágar também pode ser encontrado em cápsulas que, embora tenham a mesma capacidade de prover saciedade, não têm uso culinário. Nesse caso, a ingestão costuma vir indicada no frasco do produto.


Onde comprar ágar-ágar

O ágar ágar é facilmente encontrado em lojas de produtos saudáveis e suplementos alimentícios, grandes supermercados e, claro, na internet. Pode ser adquirido em pó (a granel ou em frascos), em flocos, cápsulas, filamentos ou barras. Quanto ao preço do ágar-ágar, o pó a granel custa em torno de R$ 10 a cada 100 gramas, enquanto que o frasco com 60 cápsulas gira em torno de R$ 30.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!